sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Roda, roda, roda...

Fazer o conhecimento girar em uma boa conversa e aprofundar a discussão sobre diversos temas que se relacionam ao trabalho escravo. São esses os objetivos das dez rodas de conversa que acontecerão no Enenp. Nelas, especialistas poderão trocar idéias com professores e lideranças do “Escravo, nem pensar!”, que têm também muitas informações e histórias para compartilhar.

Abaixo, você pode ver os temas e já ir se preparando para escolher aquele com o qual tem mais afinidade.

Educação do campo
Troca de experiências entre educadores sobre os programas de educação contextualizada e de educação do campo. Relato de experiências de municípios que já desenvolvem programas, como as EFAs e CFRs.

Questão agrária
Discussão sobre a política de reforma agrária em nosso país. Por que é necessário fazer reforma agrária? Como deveria ser uma política ampla e efetiva de reforma agrária? Qual a atuação dos movimentos de luta pela terra e mobilização social?

Agrocombustíveis
Qual é a realidade nos canaviais? Quais os impactos da expansão da soja, que vira biodiesel? O que acontece com os agricultores que plantaram mamona, pinhão manso, dendê e outros, para usinas de biodiesel? Por que há trabalho escravo nas culturas de agroenergia?

Desenvolvimento sustentável
Há alternativas ao atual modelo de desenvolvimento? Discussão sobre temas como agroecologia, agricultura orgânica, agroextrativismo, ações de reflorestamento e experiências como os Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS).

Direitos trabalhistas
Reflexão sobre as condições de trabalho no campo e na cidade. O que diz a legislação trabalhista? A que órgãos se pode recorrer? Qual a atuação e desafios do Grupo Móvel de Fiscalização?

A Justiça e o combate ao trabalho escravo no Brasil
Avaliação da legislação sobre trabalho escravo e discussão sobre a atuação da Justiça Comum e da Justiça do Trabalho. Qual o papel do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal? Relatos daqueles que atuam diretamente no combate ao trabalho escravo.

Quebradeiras de coco babaçu
Relato dos problemas enfrentados pelas quebradeiras e os desafios para comercialização da produção. Discussão sobre a lei do babaçu livre e as conseqüências da política nacional de biodiesel para as quebradeiras.

Foto: André Campos

Questão indígena
Avaliação do processo de demarcação e homologação de terras indígenas. Reflexão sobre a situação dos indígenas nas aldeias e sobre o uso de mão-de-obra indígena por grandes proprietários.

Quilombolas
Qual a história das comunidades quilombolas? Avaliação do processo de demarcação e homologação das terras no Brasil e discussão sobre políticas especiais para os quilombolas.

Exploração sexual
Apresentação de dados, relatos e dos principais desafios para punir casos de exploração sexual. Reflexão sobre temas como tráfico para exploração sexual, turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário