quinta-feira, 6 de agosto de 2009

É Quilombagem!

Vocês, participantes do encontro, vão poder assistir ao espetáculo Quilombagem. A montagem é linda e reúne dança, música e teatro, utilizando diversas manifestações da cultura afro-brasileira.

Ele foi criado em 2007, quando a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão pediu uma apresentação cultural para o lançamento do “Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo” do estado. A partir daí, três grupos já existentes do Centro de Defesa de Açailândia - Centro da Arte, Capoeira Cidadã e Dançarte - se reuniram para elaborar a apresentação com o tema do trabalho escravo contemporâneo. Mais de quarenta pessoas participaram da produção do Quilombagem, entre dançarinos, atores, capoeiristas e figurinistas.

É característica do Centro de Defesa desenvolver atividades em grupos e priorizar a construção coletiva, que aproveita o que cada uma das pessoas tem de melhor. E a realização do Quilombagem não foi diferente. Desde a produção do roteiro, passando pela criação das danças, montagem do figurino, músicas e até o cenário, tudo foi fruto do trabalho de pessoas que acreditam no que estão construindo e lutam por um futuro melhor.

Vale destacar que o trabalho desse pessoal ultrapassou os limites do município de Açailândia e eles já se apresentaram em diversas cidades do Maranhão, como São Luís e Imperatriz, e na semana que vem estarão no estado do Pará. No ano passado, eles percorreram oito cidades da Espanha, incluindo Madri e Barcelona.

Vejam um vídeo que está no youtube, para já ficarem com um gostinho do Quilombagem!



http://www.youtube.com/watch?v=cdSo6EgOBew

A apresentação toda vocês vão poder conferir no dia 11 de Outubro durante o Enenp!

Esperamos que gostem!

Abraço a todos,
Equipe “Escravo, nem pensar!”

3 comentários:

  1. Bom dia,adorei esta pequena amostra. Quero ver se consigo ir até este encontro,porque sou do sindicato dos trabalhadores em carvoarias de Mato Grosso do Sul,e aqui também o trabalho escravo ainda esta sendo praticado nas carvoarias. um abraço. Marcos Vinicio Marin

    ResponderExcluir
  2. Pow imagino o quanto é emocionante esse espetáculo, hehehe quero muito vê-lo.
    Até!!!

    ResponderExcluir
  3. este espetaculo e muito inportante para as pessoas. fas nos acordarmos mas sobre a realidade no mundo (fasamos juntos as ultimas sercas) parabens para todos os partisipantes por estarem nesta luta !!!!! axe para todos vcs ..... ASS= integrante do espetaculo (rodrigo baima) fique com deus pois afinal ele ama vcs de verdade e muita luta para todos nos temos muito mas trabalho pela frente(quilombolas) !!!!...!!!!

    ResponderExcluir