sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Oficinas

Confira as oficinas que estamos preparando para o Enenp e vá pensando em qual será a sua!

Oficina: Comunicação interpessoal para mobilização social


Nos dias de hoje, é comum falar da importância da comunicação realizada pelas mídias: rádio, TV e internet. O que muita gente esquece é que a comunicação existia – e continua existindo – numa forma bem mais simples. Seus instrumentos são a voz e as palavras, os gestos e o contato físico. O convite desta oficina é refletir sobre esse tipo de comunicação – chamada de interpessoal ou grupal. Aprendemos muito sobre ela no convívio do dia-a-dia, mas às vezes ficar só com as lições do cotidiano não nos faz avançar. Conflitos e rachas em movimentos sociais e o fantasma da indisciplina e da violência nas escolas são prova disso. Então, nos perguntamos: o que fazer? A idéia é investigarmos juntos as possíveis respostas! A oficina irá apresentar a metodologia comunicacional, que visa à resolução de conflitos por meio de princípios, como a co-responsabilização, a confiança mútua, a reciprocidade e a autodisciplina. Vamos entender como aplicá-los na prática por meio de combinados, descentralização decisória e decisões por consenso.

Oficina: Criatividade - pensando novas formas de abordar o tema do trabalho escravo

Nesta oficina, os participantes irão desenvolver novas atividades, dinâmicas e idéias de materiais didáticos sobre trabalho escravo - e outros temas abordados nas formações do “Escravo, nem pensar!”- para serem utilizadas em sala de aula e na comunidade, tendo como fio condutor a cultura popular.
A proposta da oficina de criatividade é renovar as formas de trabalhar com esses assuntos construídas ao longo das formações e colocadas em prática por muitos de vocês. Em grupos e com a colaboração de arte-educadores, professores e líderes terão a criatividade estimulada, por meio de diversas linguagens artísticas e culturais, como textos, poemas, música, desenhos, dinâmicas e jogos.

Oficina: Dança afro-brasileira - cultura e resistência

A proposta desta oficina é apresentar a dança afro-brasileira e conversar sobre o uso da cultura com forma de resistência social. Os participantes também farão exercícios práticos.

Oficina: Denúncias de trabalho

Os bastidores da recepção e do encaminhamento de denúncia de trabalho escravo no país serão discutidos nesta oficina. Além disso, os participantes receberão orientações sobre coleta de denúncias, apoio aos trabalhadores e envolvimento na luta pela erradicação do trabalho escravo.

Oficina: Educação e Liberdade – práticas dialógicas

Esta oficina irá discutir com os educadores a relação entre alunos e professores no processo de formação. Haverá dinâmicas e exercícios com abordagens autobiográficas de suas vivências como educadores e seus processos formativos. Os participantes também irão discutir formas de abordar o tema dos direitos humanos com suas turmas em sala de aula.

Oficina: Economia Solidária

A oficina irá trazer informações sobre mercado solidário, cooperativismo, meio ambiente, capital social, econômico e cultural das comunidades, frente ao século XXI. Também serão abordadas boas experiências regionais de associativismo. Além disso, haverá oficina de biojóias.

Oficina: Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido parte do princípio de que todos podem fazer teatro. É uma metodologia que reúne técnicas, jogos e exercícios com o objetivo de que os oprimidos se apropriem dos meios de produzir teatro e utilizem essa forma de expressão como meio para a transformação social. A oficina irá oferecer aos participantes exercí¬cios que provoquem a leitura de cenas da realidade, estimulando a reflexão e as possibilidades de transformá-las, para que possam levar a experiência aos seus locais de trabalho.

Oficina de comunicação: Você, repórter por um dia

Nesta oficina, o participante poderá fazer experiências com diferentes meios de comunicação e será convidado a registrar os momentos do encontro, além de deixar opiniões sobre o que ver e ouvir por aqui. A idéia é publicar todo esse material no blog do Enenp.
Além dessa experiência prática, o pessoal da oficina ainda vai levar para casa idéias sobre o desenvolvimento desse tipo de comunicação em sua comunidade e nas escolas.
Haverá também encontros em períodos da tarde e da noite para publicar material e conversar.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos. Que seja um encontro libertador!
    Um abraço do Jefferson Pinheiro.

    ResponderExcluir